segunda-feira, 8 de julho de 2013

O Leão a Feiticeira e o Guarda-Roupa

Continuando a série de posts sobre as Cronicas de Nárnia a resenha do segundo livro pela ordem do volume único da editora Martins Fontes.

O leão, a feiticeira e o guarda-roupa

No segundo livro conhecemos os irmãos Susana, Edmundo, Pedro e Lúcia. A história se passa na Inglaterra a tempos atrás. Na época da guerra essas crianças precisaram se mudar de sua casa para uma casa de campo de um velho professor. A casa era muito grande e tinha muitas salas vazias. As crianças gostavam de aproveitar essas salas para brincarem de esconde-esconde. Numa das brincadeiras a irmã mais nova, Lúcia encontra uma grande sala que além de um guarda-roupa não tinha mais nada. Ela logicamente vê no guarda-roupa um belo esconderijo. Ao entrar no guarda-roupa ela encontra vários casacos de pele, mas resolve se esconder atrás dos casados. Lúcia começa a se mover em direção ao fundo do guada-roupa mas este parece nunca chegar, até que ela começa a sentir frio e nota que o chão está diferente, mais macio. Assim Lúcia descobre Nárnia que estava condenada a viver no inverno para sempre. A menina tem contato com uma criatura de
Nárnia, um Fauno, que a leva para sua casa para tomar chá e contar-lhe histórias. Apesar de ser uma armadilha para capturar Lúcia, o Fauno fica com pena da menina e a ajuda a voltar para casa.

Quando a menina volta pensando que muitas horas se passaram ela conta tudo o que aconteceu para os irmãos que não acreditam dizendo que passara apenas alguns segundos que a menina havia entrado na sala. Ela tenta leva-los a Nárnia porém quando entra novamente no guarda-roupa não encontra a entrada para Nárnia. O irmão mais velho, Edmundo, que era muito maldoso começa a caçoar da menina e começa a acusá-la de loucura. Porém outro dia, enquanto brincavam de se esconder ele acaba entrado no guarda-roupa e encontra a passagem para Nárnia. Logo ao chegar ele já encontra a Feiticeira Branca, que agora reina e Nárnia e é responsável pelo inverno eterno. Edmundo fica sob o encanto da feiticeira e é convencido a levar os irmãos até Nárnia.

A Feiticeira Branca conhecia uma lenda que dizia que quando quatro crianças, na história chamados de filhos de Adão e de Eva, se assentassem nos tronos do palácio em Nárnia seria o fim do seu reinado. Assim, ela atrai as crianças para Nárnia para tentar acabar com eles.

Felizmente outros moradores de Nárnia também conhecem a lenda e quando ficam sabendo da chegada das crianças a Nárnia ajudam-nos a se esconder da feiticeira enquanto aguardam a chegada do grande Aslam, o verdadeiro rei de Nárnia.

Grande aventuras acontecem com as três crianças. eles passam por grandes perigos, mas no final conseguem derrotar a Feiticeira Branca.

Eu li O leão a feiticeira e o guarda-roupa logo após ler O sobrinho do mago e não recomendo uma inversão nessa ordem de leitura. O primeiro livro ajuda a entender coisas do segundo e assim a leitura é muito mais proveitosa.

Eu gostei do livro, mas não foi o melhor que li até agora. O melhor mesmo na minha opinião é o primeiro, porém todos os livros seguem o mesmo mágico padrão do mundo de Nárnia. Com certeza são histórias maravilhosas e inesquecíveis. Classifico esse com 4 estrelas em uma classificação individual.

Pretendo assistir o filme logo logo e fazer o post Livro x Filme.

Já leu? Deixe seu comentário!

Beijinhos

Sabrina Gonçalves

2 comentários:

  1. Oi!
    Eu tenho o volume único e estou louca pra ler porque sou encantada com o filme, mas tenho alguns outros pendentes (de parcerias e empréstimos).
    Tomara que seja tão mágico quanto sua adaptação ^-^
    Bjs
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te garanto que é ótimo. Nárnia é um lugar maravilhoso, mágico e que nos faz viajar. Tanto no filme quanto nos livros.
      beijos

      Excluir

Seu comentário é muito importante.
É ele que vai me ajudar à avaliar meu trabalho.
Por isso, sinta-se a vontade para fazer seus comentário sobre tudo por aqui.
Adoro ter você no Jardim.
Volte sempre!