terça-feira, 25 de junho de 2013

Resenha - Um Amor Para Recordar, Nicholas Sparks

Sparks, Nicholas. Um Amor Para Recordar; tradução Ivar Panazzolo Júnior - Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito, 2011. (Título original: A walk to remember)

"Meu nome é Landon Carter (...)
Esta é a minha história - e prometo contar tudo.
No inicio você vai sorrir e, depois chorar - não diga que não avisei."p.11

Landon Carter é o personagem que narra a história. Ele está com 57 e para contar a história, volta aos 17 anos, no tempo em que se apaixonou por Jamie Sullivan. Nessa época ele fazia o tipo playboyzinho que adora arrumar problemas e que tem um passado em família que motivou tudo isso. Ele e seu grupo eram famosos por aprontarem algumas, como por exemplo ir comer amendoins no cemitério. Na época em que o Landon era jovem isso era considerado coisa de baderneiro. Jamie, por outro lado, era seria e compenetrada. Obedecia seu pai, o Reverendo Hegbert, em tudo e possuía a sua fé. Era uma moça de princípios e por isso mesmo era a chacota dos jovens de sua idade em Beaufort, a cidadezinha em que moravam.
Landon jamais imaginou que sua vida e de Jamie algum dia fossem se unir, e menos ainda que sua vida iria mudar para sempre.
As suas vidas se cruzam no momento em que Landon precisa de um par para o baile em homenagem ao ex-alunos da escola, e sem ter a quem recorrer ele lembra-se dela, que era sua colega desde a infância e era a unica que ainda não tinha um par. Jamie aceita ir ao baile com ele, porém impõe uma condição:

-Você tem de prometer que não vai se apaixonar por mim. 
(...) Eu sorri e dei a minha palavra." p.43

Landon não imaginava que não podeira cumprir com sua palavra e também não fazia ideia do motivo por trás daquele pedido. Jamie tinha leucemia e sabia que cedo ou tarde iria morrer, porém ela e o pai guardavam segredo e esperanças sobre a história e decidiram não contar a ninguém, inclusive para Landon.; até o dia em que o fim se aproxima e Jamie tem que revelar a sua triste realidade. Aqui se revela uma linda história de amor, que ultrapassa os limites da dor, da perda e do preconceito. Um amor puro e uma fé inabaláveis são a essência de Um Amor Para Recordar.

capa americana
Confesso que sou apaixonada pela história. O livro tem um ar de romance antigo, num tempo em que os costumes eram outros, faz lembrar as histórias que minha avó conta, do seu tempo de solteira. A trama é perfeita, não deixa espaço para lacunas e é totalmente envolvente. Claro, quem gosta de cenas românticas e quentes não irá gostar desse ponto, mas faz total sentido considerando que a história se passa nos anos 50/60; porém ninguém pode negar que é um poço de romantismo. Os personagens são bem construídos e embora seja um livro pequeno as histórias por traz de cada um dos personagens são reveladas. As cenas com os protagonistas não são tão abusivas quanto em outras histórias, que de 300 páginas as vezes 290 são só com os protagonistas; assim ficamos com aquele gostinho de quero mais de Landon e Jamie. 
Sou suspeita para falar dos romances de Sparks porque amei todos os que já li e ele é o meu autor favorito, mas Um Amor Para Recordar faz o meu tipo de livro, muito romance e um pouquinho de drama e emoção, embora um pouquinho não seja a medida certa para quantificar o nível de emoção da trama.
Eu recomendo muito esse livro, é ótimo para depois que lemos livros com uma trama mais pesada. É um romance inesquecível!

Classifiquei com 5 estrelas no Skoob.



3 comentários:

  1. Oi flor, tem um meme para você no blog, sinta-se a vontade para responder ou não ta?
    bjs

    Coruja Essência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadinha Lane. é claro que eu vou responder. Adorei o meme. Já estava com saudade das tuas visitas aqui!
      beijos

      Excluir
  2. Oi Sabrina.
    Eu ainda não li o livro, mas pretendo ler em breve. No entanto já assisti ao filme inúmeras vezes e nunca me canso! É uma história tão linda!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.
É ele que vai me ajudar à avaliar meu trabalho.
Por isso, sinta-se a vontade para fazer seus comentário sobre tudo por aqui.
Adoro ter você no Jardim.
Volte sempre!