segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Resenha - Brilhos, Sophia Bennett


Bennett, Sophia. Brilhos/Sophia Bennett; tradução de Lívia de Almeida. - Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011.
Pode conter spoilers para quem não leu o primeiro livro!!!

Brilhos é a continuação da aventura que teve inicio em Linhas, com Nonie, Edie, Jenny e Crow. Na continuação, Crow que agora possui um trabalho reconhecidíssimo no mundo da moda está "à todo vapor" nas suas criações, Nonie cuidando da fechar contratos, mais ou menos como uma agente de Crow, e Edie e Jenny continuam com seu mesmo ritmo de vida, a primeira cuidando do seu currículo digno de Harvard e a segunda de sua carreira de atris.

O história tem sua primeira virada quando a empresa que fabrica as peças de Crow, a Miss Teen, é acusada de explorar trabalho infantil na confecção das peças. As meninas veem-se diante de um conflito, pois Crow ama criar, mas não admite esse tipo de exploração infantil, Edie trabalha em diversas ONGs que tem esse mesmo intuito. Então elas precisam descobrir o que está acontecendo realmente e dar um fim a essa história.

_________________________________________________________________________________

O enredo escolhido por Bennett teria tudo para dar uma história ótima. Neste livro ela seguiu a mesma linha do primeiro, tratando questões sociais com uma pegada leve e séria ao mesmo tempo. Acho que seu pecado aqui foi demorar muito para entrar na parte crítica da coisa. A questão acabou ficando pouco explorada e perdida em meio a tantos acontecimentos com os personagens.

Como aconteceu com a questão da exploração de mão de obra infantil, outras questões acabaram ficando um pouco rasas. Talvez o enredo não fosse para um pouco menos de trezentas páginas. São muitos personagens, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, então algo acaba ficando de lado. Minha opinião pessoal diz que a história do "namoro" de Nonie ficou um pouco perdida na trama, sobrou história da Nonie e faltou de outros personagens. Por exemplo, a virada no relacionamento de Harry com Svetlana, as discussões com a Miss Teen, foram pontos que ficaram mal explicados, para não dizer sem graça.

O que achei ótimo, porém, foi a participação maior do irmão de Nonie, Harry. Nesse livro ele tem uma participação bem maior, o que é ótimo, pois ele é um personagem muito bem construído. Posso dizer o mesmo dos demais personagens. É um ponto forte de Bennett a construção dos personagens. Suas personalidades são muito bem construídas, são convincentes. Você tem a sensação de que são reais e como já disse na resenha de Linhas, conforme a leitura vai acontecendo você tem a sensação de conhecer os personagens, de estar fazendo amizade com eles. É algo que me encanta nessa série.

Outro ponto positivo da autora é não abusar nos diálogos. As conversas ocorrem naturalmente, são curtas e falam só o suficiente para você sentir o personagem, não abusar ele. Nesse livro também a autora manteve uma pitada de humor que faz o diferencial da série e o encanto pelo mundo da moda que pode ser sentido em cada página. Portanto as características da série manteram-se intactas. 'UFA!

O livro vai ter um continuação, espero que me surpreenda. Embora eu tenha encontrado os pontos negativos anteriormente mencionados com certeza quero ler a continuação. É uma escrita leve e cativante, recomendo. Classifiquei com 3.5.

Sabrina Gonçalves


3 comentários:

  1. Eu sei que faço algo errado!
    Escolho o livro pela capa e breve descrição!
    Adorei essa capa e a sua resenha de deu vontade de ler!
    Estou aqui para conhecer o seu cantinho!
    E já estou te seguindo, e aproveito para te convidar a conhecer o meu blog!
    Deixe seu blog mais convidativo!
    Gabriela Midões
    Confira meu novo post!
    Quer uma repaginada no blog? Corre nesse post que eu te explico como!
    Participe do Projeto TAPA NA FACHADA!
    E fique com o blog lindo!
    http://gabrielamidoess.blogspot.com.br/2014/01/voce-quer-um-tapa-na-fachada-do-seu.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela!
      obrigada pela visita!
      Já estou te seguindo tbm.
      Beijo

      Excluir
  2. Querida amiga

    Um livro,
    mesmo quando não
    atinge em nós,
    nota máxima,
    se nos encanta,
    vale a pena ser lido.

    Cada dia, um sonho.
    É o que desejo
    aos que ocupam o meu coração.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.
É ele que vai me ajudar à avaliar meu trabalho.
Por isso, sinta-se a vontade para fazer seus comentário sobre tudo por aqui.
Adoro ter você no Jardim.
Volte sempre!