segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

TOP 10 - 2013

Olá Jardineiros!

O post de hoje é a minha retrospectiva literária de 2013. Neste post selecionei os 10 melhores que li em 2013. Lembrando que são os melhores na minha opinião e foram selecionados a partir das minhas leituras. Sei que existem outros livros ótimos, vários lançamentos maravilhosos, mas é o meu top 10, ok?

Vamos lá:

Top 10 2013

Escolhi os dez melhores do ano, porém não consegui classificar, então vou falar das minhas impressões de leitura sobre cada um.

O código Da Vinci: Dan Brow é aquela emoção, a maior correria, tudo acontece em 24 horas, muitos mistérios, suspense, tensão, história, adrenalina. Mas talvez seja essa combinação "Hollywoodiana", que rende tantas críticas ao autor, que faz com que seus livros sejam tão viciantes. Foi um dos melhores livros que eu li em 2013, um dos que mais mexeu comigo.

Coração de Tinta: Conheci a autora nesse livro e confesso que ameeii! Foi disparado um dos melhores que li em 2013. O livro transmite a emoção dos personagens e envolve como toda boa leitura deve ser. Você se apega com alguns personagens, detesta outros, reage as cenas... é realmente encantador! O enredo é ótimo, todos os personagens possuem personalidades marcantes e suas histórias individuais são bem entrelaçadas. Vale muito a pena a leitura.

A Bandeja: Foi o primeiro livro de autora brasileira que li esse ano e confesso que me surpreendi. Embora não confessasse tinha um certo preconceito com os autores brasileiros, mas Lycia Barros derrubou de vez esse preconceito. O livro é maravilhoso, daquele tipo que você não consegue largar. O enredo é super envolvente e trás ótimas reflexões a cerca do jovem cristão.Não é atoa que ele faz parte da coleção despertares e que rendeu importantes premiações à autora.

O melhor de mim: Tio Nich é sempre tio Nich, ou seja, é sempre muito bom. Dos três livros do autor que li esse ano, O melhor de mim foi disparado o melhor. A história do personagem principal é cercada de mistérios e o ato de heroísmo com a amada arrancou inúmeros suspiros e até mesmo lágrimas. Embora tenha um enredo parecido com os outros do autor o clima da história tem uma singularidade aconchegante. Amei ler O Melhor de Mim!

A Última Nota: O segundo livro de autores brasileiros que li este ano e mais uma grande surpresa, tanto pela originalidade do enredo quanto pelo envolvimento com o livro. Talvez eu tenha me identificado mais com o livro porque ele fala bastante de música, muitos assuntos que eu tendendo por ser musicista também. Mas o fato é que o livro é maravilhoso e já estou louca para relê-lo.

Sangue de Tinta: A continuação de Coração de Tinta foi mais uma das boas surpresas que tive. Conhecer essa coleção na verdade foi uma boa surpresa, amei tanto o primeiro como o segundo livro da trilogia. Assim como o primeiro o enredo é extremamente envolvente e ler esse me deixou com muita vontade de ler o ultimo livro que está na minha meta para esse ano. A qualidade da escrita da autora é enorme, não deixa lacunas na história e tem um gostinho de quero mais. Super indico a trilogia mundo de Tinta e com certeza foi uma das minhas melhores leituras de 2013.

O Sobrinho do Mago: Foi meu primeiro contato com as crônicas de Nárnia. Não assisti nenhum dos filmes e não havia lido nenhum dos livros ainda. Comprei o volume único super baratinho na submarino e foi uma das minhas melhores compras de livro até hoje. O livro tem uma pitada de passado misturado com inocência e fantasia, tudo sobre medida. Não foi atoa que os livros viraram clássicos da literatura. Não sei se é porque foi o meu primeiro contato com o mundo de Nárnia, mas esse livro tem uma magia incrível, prende as paginas com uma maestria sem igual. De todos os livros que já li, de as crônicas de Nárnia, esse foi o melhor.

O cavalo e seu menino: Seguindo no mundo encantado de Nárnia, o segundo melhor livro das crônicas, na minha opinião, é esse. A história é bastante envolvente, daquelas que corta a respiração por uns instantes. Trás muita comoção com os personagens e nos faz embarcar na aventura também. Mais um dos motivos que me fez supervalorizar quase o livro.

Linhas: Eu nunca havia ouvido falar na autora, Sophia Bennett, e bisbilhotando na biblioteca da universidade a capa do livro chamou a atenção de uma colega e ela me mostrou. Peguei ele, mas não guardei muitas expectativas, porém foi outra ótima surpresa. O livro me surpreendeu. É uma leitura muito leve e gostosa, nos faz amar Nonie e suas amigas, fala de assuntos importantes com muita simplicidade e firmeza. Já li a continuação, Brilhos, e parece que tem mais, mas não vou falar agora, vou fazer a resenha e posto em breve. Embora seja um livro infanto-juvenil indico para todas as idades.

Evolução das Ideias da Física: Esse livro talvez tenha me agradado apenas porque sou da área e amo de paixão a história da ciência. Coloquei ele no top 10 porque foi uma leitura muito importante para mim, e embora tenha algumas partes muito maçantes é ótimo conhecer um pouco sobre as pessoas que desenvolveram a ciência ao longo dos anos. É como entrar no seu livro didático de física e viajar na companhia de Einstein, Aristóteles, Ptolomeu, Newton, Galileu e tantos outros, não tão famosos, mas de importância igual. Para quem é da área é uma leitura essencial. Para quem não é, mas gosta de conhecer a história das coisas a sua volta é uma ótima leitura também e ainda pode pular partes de demonstração de cálculos e termos técnicos.

Já leu algum desses livros? O que achou? Gostaria de ler algum? Deixe seu comentário, conte para mim, vou adorar!

Beijinhos
A guria do blog
Sabrina Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.
É ele que vai me ajudar à avaliar meu trabalho.
Por isso, sinta-se a vontade para fazer seus comentário sobre tudo por aqui.
Adoro ter você no Jardim.
Volte sempre!