segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

As Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada

A viagem do Peregrino da Alvorada

O quinto livro na ordem do volume único foi a minha leitura de virada de ano. Comecei a ler uns dias antes da virada achando que ia conseguir terminar antes, mas não foi assim. Não sei se o fato de eu estar com muitas visitas para atender e passeios programados, a leitura não rendeu e o livro não me prendeu o suficiente para eu ter vontade de saber o desfecho da história. Esse livro foi uma decepção, acho que a primeira, com as histórias de Nárnia. Não sei se é porque eu estava guardando muitas expectativas... desde que eu comprei o livro um dos títulos que mais me chamou a atenção foi A viagem do peregrino da alvorada e quando me deparei com a linda ilustração do mapa antes do começo e com o fato da história acontecer em uma viagem marítima meio que guardei uma certeza que o livro seria bom. Mas foi uma lição de "não jungue um livro pela capa, ilustrações ou histórico de boas tramas do autor, você pode se decepcionar".

O livro teria tudo para ser ótimo, mas acho que desta vez Lewis errou a mão. Alguns trechos ficaram mal contados e talvez o problema tenha sido comigo, mas não senti a mesma emoção e empolgação das outras histórias. Foi interessante a criação das ilhas e dos habitantes de cada uma e também a história do desaparecimento dos fidalgos e a maneira com que eles foram encontrados, porém alguns acontecimentos ficaram "ralos" de mais.

O final também foi um ponto em que me decepcionei, não sei é porque tenho aversão a grandes mudanças - Please God! Help-me! - achei ruim a troca de integrantes da família que pode entrar em Nárnia. Acho que acostumei a ver sempre os Pevensie indo e vindo de Nárnia que achei estranho outra pessoa poder entrar e voltar lá. Porém isso só nas próximas histórias que vou saber se vou aprovar totalmente ou não.

Nesse momento vocês talvez devem estar se perguntando se existe livro pior do que esse. Então para não deixar uma impressão errada quero completar: Todos os pontos que expus acima são a minha opinião sobre o livro, mas não significa que tenha sido uma decepção completa. Talvez seja o meu estado de espírito durante a leitura e a expectativa que eu havia criado depois de ter lido outros livros maravilhosos dessa série - exemplos no meu top 10. Ainda posso destacar alguns pontos bons, como por exemplo a genialidade de Lewis de não deixar nenhuma caraterística de Nárnia ou dos personagens para trás que faz com que tenhamos a impressão de que todos eles realmente existem. Também os lugares criados ao longo da história, a descrição detalhada porém na medida. Todos esses são pontos fortíssimos da história que fazem com que A viagem do peregrino da alvorada seja uma leitura essencial para quem quer conhecer as aventuras dos Narnianos.

Classifiquei esse com 3, em uma escala de 1 à 5.

É bem provável que algum dia eu releia todas as crônicas de Nárnia e é claro que isso inclui esse livro. Talvez quando eu ler novamente tenha uma visão diferente, por isso quero saber a opinião de vocês. Já leram esse livro? Se não leram tudo o que eu tenho a dizer é LEIAM AS CRÔNICAS DE NÁRNIA!

Sabrina Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.
É ele que vai me ajudar à avaliar meu trabalho.
Por isso, sinta-se a vontade para fazer seus comentário sobre tudo por aqui.
Adoro ter você no Jardim.
Volte sempre!