domingo, 11 de agosto de 2013

As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian

Hello Gardeners!

A resenha de hoje é a continuação da série de resenhas do livro As Crônicas de Nárnia em volume único.
Resolvi ler uma crônica de cada vez e ir postando as resenhas.

Quem não leu as anteriores e quiser conferir clique no título para ler.

Hoje trago a quarta resenha, do livro Príncipe Caspian. Faz mais de mês já que eu li, por isso talvez eu deixe escapar alguns detalhes. 


Caspian é o futuro rei de Nárnia. Ele está sob os cuidados de seu tio que assumiu o trono desde a morte de seus pais. Como é o próximo na linha de sucessão é educado e treinado como um príncipe.

O livro trás uma divisão temporal em Nárnia. A família real atual, ou seja, a família de Caspian não são Narnianos, são Telmarinos que tomaram Nárnia e desde então começaram a extinguir as antigas criaturas de lá, conhecidos como os antigos Nárnianos. A babá de Caspian costumava contar histórias sobre os antigos Narniamos, mas escondido do rei, pois era proibido falar sobre eles. Quando foi descoberta a babá foi despedida e um professor foi contratado para ensinar Caspian a escrever, ensinar ciências, matemática e etc. O professor, um antigo Narniano começa a contar-lhe as histórias sobre a antiga Nárnia. Certo dia, depois de nascer o filho do tutor de Caspian, o professor descobre que o rei tem planos de matar o príncipe para que seu filho possa tomar o trono. Assim eles resolvem fugir e contam com a ajuda dos antigos Narnianos para a batalha.

Caspian e o professor tem em seu poder a trompa que foi dada de presente à rainha Suzana, na época em que reinava em Nárnia juntamente com seus irmãos. Essa trompa tem o poder de trazer ajuda. Ele tocam a tropa, mas ficam em dúvida em que lugar da ilha a ajuda irá chegar. Assim, mandam anões para diferentes lugares.

Um dos anões encontra os irmãos Edmundo, Suzana, Pedro e Lúcia que estavam em uma estação de trem na Inglaterra e de repente encontraram-se nas ruínas do castelo de Cair Paravel, onde moraram quando foram reis e rainhas em Nárnia. O anão conta para eles sobre Caspian e os irmãos decidem ajudar. Eles contarão com ajuda de Aslam e todos os antigos Narnianos na luta contra o rei e seu exército.


Príncipe Caspian não foi o melhor livro que eu li das Crônicas de Nárnia, mas eu fico fascinada com o entrosamento entre as histórias. Todos os fatos combinam e se completam é uma das grandes características do mundo de Nárnia e outra coisa que me fascina é o poder que a história tem de me envolver e me levar até Nárnia a distancia de uma página. É como seu eu houvesse entrado no guarda-roupa com Edmundo, Suzana, Pedro e Lúcia.

Não vou classificar esse livro individualmente pois não gosto de escrever as resenhas muito tempo depois de ler, mas o livro é bom. Fica empatado com O leão a feiticeira e o guarda-roupa.

2 comentários:

  1. Oi Sabrina.
    A cada resenha que leio desta saga a minha vontade de ler aumenta, mas são tantos livros na fila que nem sei o que fazer rs. Espero conseguir ler o primeiro volume algum dia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Pois eu acho que tu deve ler mesmo. é muito boa!
      Beijos
      Obrigada pela visita!

      Excluir

Seu comentário é muito importante.
É ele que vai me ajudar à avaliar meu trabalho.
Por isso, sinta-se a vontade para fazer seus comentário sobre tudo por aqui.
Adoro ter você no Jardim.
Volte sempre!