quinta-feira, 20 de junho de 2013

As Crônicas de Nárnia - O Sobrinho do Mago

Olá meus amores!
Tudo bem com vocês?

Hoje estou dando inicio a uma série de resenhas sobre As Crônicas de Nárnia. Comprei o volume único a um tempo atrás e estava me "esquivando" de ler porque as páginas são muito cheias e pouco atraentes, mas em fim, resolvi pegar o dito pra ler e adivinhem: A-DO-REI!
As Crônicas de Nárnia são sete livros, escritos por C. S. Lewis e contam a história de um país chamado Nárnia. As histórias contam a sua criação e aventuras envolvendo pessoas desse mundo e de Nárnia, não necessariamente na ordem cronológica. Como estou lendo o volume único, vou seguir a ordem colocada pela editora Martins Fontes, que vem a ser a ordem cronológica, não a ordem de lançamento. Em virtude de o livro ser extenso e compostos pelos sete livros vou fazer um post para cada livro. Assim posso ir lendo intercalado com outros.
O primeiro livro lido foi O Sobrinho do Mago. Vamos a resenha:

Capa do Volume Único
O Sobrinho do Mago conta a história da criação de Nárnia. Esse não foi o primeiro livro lançado, mas serve perfeitamente para ler como sendo o primeiro. Ele foi criado para preencher algumas lacunas deixadas nos outros livros. Também pode ser lido depois dos outros, mas recomendo que leiam primeiro este, pois vai melhorar muito a compreensão dos outros livros.

O mago do qual falamos é tio André, ele é metido a feiticeiro e descobre uma magia antiga e poderosa, capaz de transportar seres deste mundo para outro. No inicio de suas experiencias ele manda animaizinhos pequenos, como porquinhos da índia, mas a dúvida quanto ao que acontece quando eles chegam ao outro lado permanece, pois os animais são incapazes de voltar. Um certo dia Digory, que é o sobrinho do mago, juntamente com sua vizinha, Polly, entram por engano no quarto do tio, e descobrem o que ele fazia lá dentro. O tio vê nos dois a oportunidade de testar se é possível voltar e o que tem no outro mundo. As crianças estão com medo, mas tio André acaba ludibriando Polly, que cai na armadilha e é enviada até o outro mundo. Sem ter mais o que fazer, Digory é obrigado a ir atrás de Polly e assim eles descobrem o lugar para onde a magia de tio André envia os seres do nosso mundo.
O lugar não chega a ser um mundo novo, é apenas um lugar por onde se chega a outros mundos, e assim eles descobrem o mundo de Nárnia.
Antes de chegar em Nárnia, porém, eles entram em outro mundo, onde acidentalmente libertam uma terrível feiticeira, a Feiticeira Branca, e na tentativa de livrarem-se dela acabam levando ela até Nárnia, que arressem estava sendo criada. Assim, as aventuras em Nárnia acabaram de começar e agora Digory e Polly precisam derrotar a feiticeira. Eles contam com a ajuda de Aslam, o criador de Nárnia.

No final dessa história existe uma explicação sobre a madeira que produz o guarda roupa que servirá de portal para as viagens entre Nárnia e nosso mundo no livro "O leão a feiticeira e o guarda-roupa" e de como a madeira veio parar na Terra.

Minhas considerações e impressões de leitura.


Apesar de As Crônicas de Nárnia serem livros infantis não tem como não gostar e ficar preso a história. Existem várias lições e ao mesmo tempo em que o livro é infantil ele nos tira do nosso mundo e nos transporta até Nárnia com uma 'magia' incrível. Sem dúvida, As Crônicas de Nárnia foi o melhor livro de fantasia que já li. Algumas pessoas debatem sobre a presença de preceitos cristãos nas Crônicas e não discordo que haja, mas o livro não tem nada de religioso. É uma obra genial!

Voltando ao livro da resenha, O Sobrinho do Mago é um livro ótimo. Tem uma sintonia perfeita com os acontecimentos dos outros livros, principalmente com "O leão a feiticeira e o guarda-roupa". Nem parece que foi escrito depois. Parece que tudo partiu da criação de Nárnia e dos outros fatos que começam nesse livro. Simplesmente perfeito! Não deixa lacunas e nem espaço para dúvidas.

Recomendado para leitores de todas as idades. Não classifiquei ainda no skoob porque preciso terminar de ler todas as cronicas, mas em uma classificação individual, O Sobrinho do Mago fica com 5 estrelas.

8 comentários:

  1. Oi Sabrina.
    Eu ainda não li nenhum livro desta série, mas tenho muita vontade pois adoro os filmes. Espero poder ler algum dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Tomara que tu possa. São muito bons mesmo.
      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  2. Também tenho esse volume único, mas tenho outras leituras (de livros emprestados, parcerias...) que não posso deixar pra trás. E tmbém quero ler o livro de vez, pra fazer resenhas seguidas.
    Tenho é emdo de não gostar, apesar de que sempre fui louca para ter a história na minha estante. Mas é muita expectativa, tenho medo de me decepcionanar.
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tu vai gostar sim Monique! No inicio eu tava com o mesmo medo. Mas realmente a leitura me surpreendeu.
      Obrigada pela visita.
      beijos

      Excluir
  3. Olá querida, retribuindo visitinha do Agenda Blog, seu blog é super, Adorei a resenha das Crônicas de Nárnia eu mesma já o li e tenho em casa. Vale a pena ler é muito bom mesmo. boa tarde e beijinhos para ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por retribuir. É muito bom mesmo. que bom que você gostou da resenha.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá

    Sempre que dirigimos
    os nossos pensamentos,
    ao que acorda sentimentos bons
    em outras vidas,
    cada palavra escrita
    é uma espécie de oração.

    Que teu coração seja o céu
    onde as palavras possa voar
    buscando a esperança.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.
É ele que vai me ajudar à avaliar meu trabalho.
Por isso, sinta-se a vontade para fazer seus comentário sobre tudo por aqui.
Adoro ter você no Jardim.
Volte sempre!