terça-feira, 11 de junho de 2013

A Última Nota

O primeiro livro de autor nacional da minha estante!

A Última Nota é um livro escrito por dois autores brasileiros, Felipe Colbert e Lu Piras.

Antes de escrever a resenha, quero dizer que não tinha livros de autores nacionais resenhados aqui ainda (não atuais, apenas alguns clássicos de José de Alencar), pois a maioria dos livros que li era ebooks que conseguia na internet e não se acha quase livros de autores nacionais para download. Só a alguns meses atrás, depois que melhorou um pouco minha condição financeira, consegui comprar meus próprios livros.

A Última Nota estava na minha lista de desejados (por causa da capa), mas eu compro livros com mais frequência no submarino por questões óbvias (preço bom e frete melhor ainda). Como não tinha esse livro lá, esperei sair uma promoção que valesse a pena na Saraiva (porque o frete lá sai caríssimo para a minha cidade). Assim que saiu uma promoção de frete grátis, comprei o livro \o/. Não me aguentei e tive que começar a ler assim que chegou, embora estivesse "atupetada" de trabalhos da faculdade.  Agora, chega de blá-blá-blá e vamos a resenha:


A Última Nota
Felipe Colbert e Lu Piras

Alícia Mastropoulos - a protagonista - é uma moça de uma família grega e tradicional que lhe impõe o regime de seguir as tradições. Ela cursa faculdade de Música (subtende-se que seja bacharelado em Violino), uma das poucas decisões que tomou por si própria e grande influencia de seu avô, Amadheus Mastropoulos. A música era sua grande paixão, mas não era sua unica atividade. Ela ajudava os pais no restaurante (grego) do qual eles eram donos e estava destinada a casar-se com Theodoro Papadakis (ou apenas Theo).

Muitas vezes Alícia precisava escapar da "ditadura grega" de sua casa e então se refugiava na casa de sua avó Cecília. Sua avó era seu conforto e sua alegria, porém a vida de Alícia se resumia apenas a isso: estudar música, ajudar seus pais no restaurante grego, namorar seu namorado grego Theo e seguir as tradições gregas de sua família grega enquanto se prepara para o seu casamento grego e para então constituir sua família grega e ser feliz (do jeito grego) para sempre.

Porém, em um dia inesperado, logo após um concerto acontece algo misterioso, que promete mudar seu destino grego. No dia seguinte ao concerto, depois de receber sua nota baixa e as criticas de seu professor Oscar (Ogroscar) ela recebe um telefonema. De um hospital ela recebe a noticia que um rapaz foi encontrado no coreto, no Parque Lage, em frente o lugar onde foi realizado o concerto, e que ele não lembra de nada, nem mesmo de seu nome, apenas do nome dela. Assustada ela pensa que é Theo e corre até o hospital, mas a surpresa quase a derruba quando vê que o homem deitado na cama não é Theo, mas sim um deus grego, lindo, maravilhoso, tudo de bom e desconhecido. Sua unica reação é admirar o Adônis a sua frente até que ele acorda e ela vai embora.

No outro dia, depois de contar sobre o acontecido para sua amiga e colega Carol, elas decidem voltar ao hospital para tentar conversar com o rapaz, e mais uma vez a surpresa estava lá, esperando por Alícia. Ela é informada que alguém da família foi buscar o Adônis (que agora possui um nome: Sebastian).

O que parecia ter sido apenas um sonho ou coisa passageira se materializa na sua frente quando vai visitar sua avó Cecília. Sebastian está lá, vestido com as roupas de seu avô, e agora Alícia não tem mais como fugir de seu destino....

Como eu disse anteriormente, comprei o livro pela capa. Sou musicista e quando eu vi o violino na capa decidi que precisava ter esse livro, nem ao menos li a sinopse. Compras assim tem um grande risco de arrependimento, porém, A Última Nota, foi um caso de satisfação. 
Felipe Colbert e Lu Piras

A história é muito romântica e envolvente. Mistura as tradições a modernidade, nos apresenta uma cultura diferente, mistura conflitos familiares e amorosos, e ainda por cima tem muita música. Para mim foi um prato cheio. Não senti falta de nada durante a trama, apenas no final senti que faltou algo, mas sinto isso todo final de livro, pois sempre quero saber o que acontece na vida dos personagens depois. Tem também uma pitada de mistério e magia com o aparecimento de Sebastian. Achei a mistura ótima. 

Percebe-se uma fundamentação teórica por trás dos trechos em que se fala em música. Com isso concluí que uns dos autores é musico ou então rolou uma bela pesquisa. O único ponto negativo, que vou ter que concordar com um horror de gente que comentou isso, foi o fato de a sinopse do livro revelar quase toda a história. Claro que os detalhes mais importantes do final não foram revelados, mas mesmo assim, poderiam ter sido mais econômicos na sinopse e mais fartos em algumas cenas no final dos capítulos que pareceram ficar sem conclusão (mas apenas algumas, é bom deixar um pouquinho de dúvida para que a imaginação possa trabalhar).

Em fim, recomendo o livro. 
Avaliei com 4 estrelas no Skoob. Não foram cinco em virtude dos pontos negativos supracitados.

Separei alguns quotes para deixar vocês com vontade de comprar também:

"Aquele parecia ser seu primeiro beijo. Às vezes desengonçado, fugidio, hesitante. Às vezes provocante, intenso, insaciável.
A cada beijo que aperfeiçoava, em meus lábios ficava o sabor doce, fresco e leve, exatamente como eu imaginei que seria quando o conheci. Este não foi meu primeiro beijos em Sebastian. Eu já o beijara algumas vezes nos meus sonhos.
E eu continuaria a beijá-lo, até onde minha felicidade infinita permitisse." p.148

"Talvez Sebastian não entendesse o meu gesto de devolver-lhe as flores. Talvez fosse melhor que apenas pensasse que a gerra entre nós havia acabado. Não era para ser somente uma declaração de paz.
Era para ser, sobretudo, uma declaração de amor." p.143

"Sebastian piscou o olho e disse:
- O topo do mundo, com você, me parece muito perto." p.147


2 comentários:

  1. Olá, Sabrina!

    Fico muito feliz quando recebo o feedback dos leitores. É uma ponte que se instala entre nós e é isso que me dá maior prazer na literatura, alcançar o leitor e saber como a história o tocou.
    Obrigada pela sua resenha e por ter se entregue a esse romance. <3
    Grande beijo!

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu fico muito feliz em receber tua visita e teu comentário. Foi um grande prazer ler e resenhar A Última Nota. Beijos

      Excluir

Seu comentário é muito importante.
É ele que vai me ajudar à avaliar meu trabalho.
Por isso, sinta-se a vontade para fazer seus comentário sobre tudo por aqui.
Adoro ter você no Jardim.
Volte sempre!