quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Resenha - O Mestre dos Mestres, Augusto Cury


13/02/2013
Quarta-Feira  
Embora tenha cara de segunda, hoje já é quarta-feira e é dia de resenha. Hoje também é dia de festa aqui no Jardim. Chegamos aos 50 seguidores! Obrigada a todos pelo carinho.

O Mestre dos Mestres

Augusto Cury

O Mestre dos Mestres
Augusto Cury escreveu uma coleção de cinco livros com o título Análise da Inteligência de Cristo. O Mestre dos Mestres é o primeiro volume e trás como subtítulo a seguinte frase: "Jesus, o maior educador da história." Neste livro Cury aborda vários aspectos da personalidade de Cristo, desde a discussão sobre a sua existência até o impacto causado por ele na vida das pessoas que cruzavam o caminho do Mestre.
Para mim este livro representou muito mais do que um simples livro de psicologia., me apresentou uma lado mais humanos, mas nem por isso menos divino, de Jesus Cristo. Cury aborda com perfeição algumas passagens e nos deixa boquiabertos com a maneira de agir de Cristo. Sem jamais contestar sua divindade Cury mostra o lado humano de Cristo. O amigo, o líder, o servo, o humilde e o brilhante Cristo que dividiu a história.
Ler esse livro não só acrescenta muito em nossa maneira de ler as escrituras, mas também nos leva um pouquinho mais para perto do homem fascinante que foi Jesus Cristo em sua passagem na terra.

Acredito que nada melhor para descrever o livro do que o próprio livro, por isso separei vário quotes interessantes e vou deixar para vocês:

"Como disse, quando começa a fé, que é intima e pessoal de cada ser humano e que, portanto, deve ser respeitada, a ciência se cala."
"Jesus era um poeta da existência"
"Investigar com critério aquilo que se vê e se ouve é respeitar a si mesmo e sua própria inteligência. Se alguém não respeitar a própria inteligência, não pode respeitar aquilo em que acredita. Não deveríamos aceitar nada sem antes realizar uma análise crítica dos fenômenos que observamos."
Augusto Cury
"Porém, onde estão os pensadores que deixam de ser espectadores passivos e se tornam agentes modificadores da sua história existencial e social?"
"Há pelo menos duas maneiras de uma pessoa ser deixada de lado: quando é considerada sem nenhum valor ou quando é tão valorizada que se torna inatingível." 
"O maior desafio da educação não é conduzir as pessoas a executarem tarefas e dominarem o mundo que as cerca, mas conduzi-las a liderar seus próprios pensamentos, seu mundo intelectual."
"A memória funciona como um canteiro de dados para que nos tornemos construtores de pensamentos."
"Muitos alunos não se adaptam no ensino tradicional e são considerados incompetentes ou deficientes porque o modelo educacional nem sempre estimula adequadamente os papéis da memória. As próprias provas escolares podem representar, às vezes uma tentativa de reprodução inadequada de informações."
"Todavia, ele não admitia que seus discípulos vivessem uma maquiagem social. Primeiro tinham que apontar o dedo para si mesmos, para depois julgar e ajudar os outros."
"Sem dúvida era um mestre intrigante e instigante."
"O que somos? Somos uma conta bancária, um título acadêmico, um status social? Não. Somos o que sempre fomos, seres humanos. As raízes da solidão começam a ser tratadas quando aprendemos a ser apenas seres humanos."
"Qualquer pessoa aprende a lidar bem com as primaveras da vida, mas só os sábios aprendem a viver com dignidade nos invernos existenciais."´
"O caos do inverno é responsável pelas flores da primavera."

*Para quem é mais observador deve ter notado que a maior parte dos quotes foram sobre educação e muito poucos falavam de Cristo. Mas todas essas palavras foram escritas depois da análise de algum comportamento de dEle. E como eu tenho várias cadeiras pedagógicas no meu curso esse livro pode servir como referencial teórico. Mas engana-se quem pensa que esse livro é um monte de baboseira sobre educação. É um livro super interessante que não pode deixar de ser lido, portanto LEIAM O MESTRE DOS MESTRES. Garanto que vai acrescentar muito na vida de vocês.

Sinopse:

Ao longo da história, muitas pessoas conseguiram com suas ideias mudar o curso da política, da filosofia, da ciência ou da religião. Houve um homem, no entanto, que foi capaz não só de abalar os alicerces do pensamento como de alterar para sempre a trajetória da humanidade.

Esse homem foi Jesus Cristo e seus ensinamentos geram frutos há mais de dois mil anos. Suas incomparáveis inteligência e personalidade tornaram-no o perfeito ponto de partida para a investigação sobre o funcionamento da mente e sua surpreendente capacidade de superação.

Em O Mestre dos Mestres, primeiro volume da coleção Análise da Inteligência de Cristo, Augusto Cury faz uma original abordagem da vida desse grande personagem, revelando que sua inteligência era bem mais grandiosa do que imaginamos.

Sob o ponto de vista da psicologia, Cury apresenta um fascinante estudo do comportamento de Jesus, iluminando os aspectos mais notáveis de suas atitudes. Quando se esperava que ele falasse, ele silenciava; quando se imaginava que ele puniria, perdoava; quando se achava que ele ostentaria seus feitos, mostrava-se humilde. Quando soube que seria preso, em vez de fugir, Jesus entregou-se ao destino e à morte.

Ele viu de perto a fome, a miséria e a dor, mas manteve-se firme em seus propósitos. Tamanha era sua capacidade de gerenciar as emoções que, apesar das inúmeras provações por que passou, Jesus tornou-se o símbolo maior da esperança, do amor, da dignidade e da compaixão. 

Nestas páginas, você fará uma viagem pelos mistérios da mente do Mestre dos Mestres. Não importam quais sejam suas crenças, sua religião, posição social ou condição financeira, a mensagem de Cristo é universal  e fala ao coração de todas as pessoas.

Ótima quarta-feira
Beijinhos
Sabrina Gonçalves

4 comentários:

  1. Acrescenta muito mesmo a vida das pessoas que leêm, é isso que gosto nos livros do Cury.
    Quem vê pensa que vai ser aquela coisa chata falando de religião, mais não é! ele fala de Cristo em um contexto longe de religião, de fanatismo, analisando ele, detalhes que a gente nem imaginava .. muito legal :}
    bjs

    Coruja Essência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim Lane, é isso aí. Ele não toma posicionamento e tenta impor suas ideias. Apenas expressa aquilo que seus estudos dizem, sem ofender a ninguém. :)
      Beijos

      Excluir
  2. Retribuindo sua Visitinha... Parabéns pelo seu Blog... Eu adoro os livros de Augusto Cury e , recomendo dois livros dele:"Filhos brilhantes, alunos fascinantes " , "Mentes Brilhantes Mentes Treinadas"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cris! Assim que possível lerei estes livros. Beijos

      Excluir

Seu comentário é muito importante.
É ele que vai me ajudar à avaliar meu trabalho.
Por isso, sinta-se a vontade para fazer seus comentário sobre tudo por aqui.
Adoro ter você no Jardim.
Volte sempre!