quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Coração de Tinta - Cornelia Funke

23/01/2013 Quarta-Feira
Dia de resenha! \o/

Olá pessoal!
Como o combinado no calendário de posts do Jardim, hoje é dia de postar a resenha da semana. Quem não viu o cronograma de postagens clique aqui para ver.


Coração de Tinta
Cornelia Funke




A resenha que trago hoje é do livro Coração de Tinta. Muitos de vocês já devem ter assistido o filme que passa seguidamente no SBT, mas quero adiantar que o livro não é exatamente igual o filme. Nos aprofundaremos na comparação sobre o livro e o filme na sexta feira quando eu publicar sobre o filme.

Coração de Tinta é um livro sobre um livro 'haha' na verdade sobre um livro e um dom que Mórtimer e Meggie possuem. Quando eles leem as coisas e pessoas saem de dentro da própria história e vem para no nosso mundo. A trama gira em torno de Meggie, Mo (pai de Meggie), Dedo Empoeirado, Capricórnio e seus capangas e Elinor (tia da mãe de Meggie). Dedo Empoeirado e Capricórnio e seus capangas foram retirados do livro por Mo a quem eles apelidaram de Lingua Encantada por acreditarem que é um mago  com poderes mágicos que o torna capaz de tirar qualquer coisa de um livro.
O dom de Mo com certeza seria de grande valia se ele não tivesse uma falha. Toda vez que um personagem sai do livro alguém entra em seu lugar e na primeira vez que Mo lê Coração de Tinta a mãe de Meggie, Tereza, foi parar dentro do livro.
A partir disso Mo busca incansavelmente por um exemplar do livro, já que Capricórnio está roubando todos por medo de Mo o mandar de volta para o livro, e tenta trazer sua esposa de volta. Dedo Empoeirado também está atrás de um livro pois seu maior desejo é voltar para o mundo de Coração de Tinta.
Mas Capricórnio quer algo mais além de não voltar para o livro. Ele deseja trazer um "amigo" de lá. Um tipo muito pior e mais sanguinário que o próprio capricórnio, Sombra.


Cornelia Funke
"Mas havia alguém que era mais temido do que todos os outros homens de Capricórnio.Eles o chamavam de Sombra.Dizia-se que Capricórnio mandara que um duende (ou um dos anões que entendiam de tudo o que o fogo e a fumaça são capazes de produzir) cri-asse Sombra a partir das cinzas de suas vítimas. Ninguém sabia ao certo, pois dizia-se que Capricórnio mandara matar aquele que havia dado vida a Sombra. Apenas uma coisa se sabia: que ele era imortal e invulnerável, e cruel como seu senhor.”


E é nesse momento que a história entra em movimento. Capricórnio manda seus homens em uma busca atrás de Língua Encantada. Claro que ele não está sozinho. Dedo Empoeirado parece querer ajudar. Mo descobre, talvez um pouco tarde de mais que Dedo Empoeirado está ajudando Capricórnio. Tudo porque deseja voltar e é isso que lhe é oferecido como recompensa. No final...
Bom, o final vou deixar para vocês descobrirem lendo o livro. Posso assegurar que não é igual o final do filme.

Minha avaliação:

Como eu digo e sempre repito nas minhas resenhas, não sou especialista em literatura então vou fazer meu julgamento como leitora.
Coração de Tinta é mais do que um simples livro de fantasia. É um livro muito bem escrito, com uma trama que prende seus leitores ás páginas e personagens com personalidade bem definida. Na verdade o livro possui personalidade, o que representa para mim um grande diferencial, digno de uma ótima classificação.
Seus personagens têm tanta personalidade que não tem como não ficar pensando sobre eles. O porque deles agirem como agem. Vários outros personagens interessantíssimos aparecem durante a trama. O escritor do livro, Fenóglio, e seus netos. Farad que Língua Encantada tirou de As Mil e Uma Noites. A mãe de capricórnio e alguns de seus capangas que se destacam como Basta e Nariz Chato.
Achei incrível como a trama foi bem escrita e embora em alguns momentos eu quase tenha cansado do vai e volta dos personagens nas prisões de Capricórnio não tive coragem de largar o livro. Dá para sentir as emoções dos personagens em alguns trechos de tão bem escritos que eles foram. A trama foi feita com muitos detalhes o que para mim é super importante. Gostei muito também da seleção de trechos que livros que foram postos no inicio de cada capítulo. Alguns deles me deixaram curiosa e com bastante interesse para ler o livro.
Minha classificação final no Skoob foi 4 estrelas. Isso significa que vou querer ler a continuação da trilogia Mundo de Tinta.

Deixo agora para vocês alguns trechos interessantes que retirei do livro:

"Tudo desapareceu. As paredes vermelhas da igreja, os rostos dos homens de capricórnio e o próprio capricórnio em sua cadeira. Havia apenas a voz de Mo e as imagens que as letras iam formando como num tear." Pg 156


"- Já li esse livro muitas vezes - ele disse com voz insegura. - Mas nunca vi tudo tão nitidamente como hoje. E não só vi... eu também senti o cheiro, do sal e do alcatrão, e o cheiro podre que pairava sobre a ilha amaldiçoada..." Pg 157



"Sim, a garota... a garota de olhos claros, dois pequenos pedaços de céu, que caíram e foram apanhados por cílios escuros." Pg 331



"Dedo Empoeirado sabia fechar o rosto melhor do que Língua Encantada, muito melhor. Sabia torná-lo impenetrável, um escudo contra olhares curiosos para seu coração. O que os outros tinham a ver com o coração dele?"


Não esqueçam de acompanhar o cronograma de posts. 
Na sexta-feira vou trazer a coluna Livros X Filmes com Coração de Tinta.

Abraços
Sabrina

6 comentários:

  1. A cada resenha que eu vejo desse livro eu fico com mais vontade de lê-lo e por incrível que parece eu não vi filme :(..(vida corrida,rs)Já a terceira vez que eu vejo e meus olhos brilham por ele *_* ...

    http://diariodeumasonhadora2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Dayana, o livro é melhor do que eu esperava. To louquinha pra ler os outros dois livros da trilogia. Eu simplesmente amei!

      Excluir
  2. Ei Sabrina,

    Eu tenho este livro e até hoje não li.
    Espero ler logo, todo mundo fala tão bem e fico muito curiosa.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaah, Nanda Assis visitando o meu blog! Para o mundo que eu quero desceeer!! É uma honra ter a autora do Viajem Literária aqui no meu cantinho. O livro é ótimo mesmo! Beijos e volte sempre!!!!

      Excluir
  3. Oi.
    Já assisti ao filme mas ainda não tive oportunidade de ler o livro, espero ler em breve.
    Adorei a sua resenha e todos os pontos que você citou. E que lindos quotes.
    Parabéns pela resenha.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alinne, que bom que você gostou. Quando você ler o livro me avisa que quero ler a resenha.

      Excluir

Seu comentário é muito importante.
É ele que vai me ajudar à avaliar meu trabalho.
Por isso, sinta-se a vontade para fazer seus comentário sobre tudo por aqui.
Adoro ter você no Jardim.
Volte sempre!