sexta-feira, 18 de maio de 2012

Postagens novas+projeto+a lenda do cavaleiro sem cabeça

Hoje estamos inaugurando aqui no Jardim uma nova seção de postagens.
Mas antes quero explicar de onde virão as próximas resenhas...
Bom, acho que nunca falei aqui, mas eu amo ler e incentivar a leitura (claro que isso é um pouco evidente 'rsrsrs'). Outra coisa que não falei aqui também, é que estou dando uma de bibliotecária na escola onde cursei a maior parte do ensino fundamental. A escola estadual de ensino fundamental professora Eliana Bassi de Melo estava sem bibliotecário no periodo da manha desde o inicio do ano letivo pois uma das bibliotecárias de aposentou. Então como amo estar na volta dos livros ofereci meu trabalho voluntário à direção da escola para ajudar os alunos e os profs de lá, nas segundas, quartas e sextas monitorando a biblioteca. Lá trabalha a professora Zelma Meira, que foi minha prof de Lingua Portuguêsa e é uma grande incentivadora ao desenvolvimento do hábito de ler. Bom, agora vocês já devem ter imaginado o que aconteceu. Eu tive uma das minhas grandes idéias (nem tão grandes assim) e fui conversar com a prof sobre desenvolvermos um projeto com os alunos onde eles fariam os resumos de livros, como já faziam antes em aula, e passariam para mim publicá-los no Jardim de Leitura. Resultado: ela amou a ideia e como já tem seus projetos na escola fizemos uma parceria a agora estamos trabalhando em um novo projeto de incentivo a leitura. Hoje estou trazendo a primeira resenha entregue à mim pelo aluno Maicon de Oliveira da turma 82. Agora com vocês 


A lenda do Cavaleiro sem Cabeça
de Washington Irving
por Maicon de Oliveira
Um caveleiro sem cabeça que assombrava Vale Sonolento que passava no meio da noite numa ligeireza no meio da cidade assombrando pessoas de lá. Elas sentiam medo, tinham pesadelos e arrepios quando o caveleiro passava sem deixar rastros. Sua cabeça tinha sido arrancada em uma batalha na guerra revolucionária, e ele galopava em alta velocidade na escuridão. Seu corpo estava enterrado no adro da igreja. O fantasma cavalgava até o cenário na busca de sua cabeça que foi atingida pelo canhão, uma enorme bala.A velocidade era tão alta que parecia uma rajada de vento a meia-noite  e com pressa de voltar ao cenário antes de raiar o dia para não desaparecer de vez. Ele só pensava em resgatar a sua cabeça para dormir em paz no seu caixão de tábua rigida, tentou resgatar mas não conseguiu.
A região de sonolento, ela em todo lugar pareia ser assombrada. Em todo lugar que andavam sentiam arrepios e pesadelos e sonhos mas não estavam dormindo e não gostavam de sair de casa porque a assombração assombrava a cidade.
Ichabod Crane era um instruidor de crianças, um professor, um mestre de escola tentando ensinar as crianças dos arredores do vale porque alí não havia quem soubesse ler ou escrever. mesmo sabendo da famosa lenda ele não sentiu medo e começou a  chamar crianças de todo lugar para instrui-los, mas apenas umas duas ou três crinaças vinham à escola trazidas pelos pais que morriam de medo, mais que os filhos.
A história para Ichabod Crane era apenas uma lenda.Ao passar um ano, o numero de crianças já tinha aumentado bastante, de três para vinte crianças e Ichabod estava se vangloriando que tinha conseguido transformar uma sala de igreja em uma escola com alunos.
Certo dia, Ichabod Crane ficou até mais tarde na igreja e acabou dormindo na sala, na mesa, sua cara nos livros. De repente ele acordou com um arrepio, uma rajada de vento e o cavaleiro sem cabeça em cima do telhado da igreja, assombrando lá, querendo sua cabeça de volta.Como Ichabod viu o cabaleiro que estava lá em cima, viu que não era apenas uma lenda, mas sim uma assombração que vagava no vale sem destino, à procura de sua cabeça, sua paz de espírito.

Todos alí da cidade foram converncer Ichabod Crane que a assombração jamais ia parar de assombrar o vale deixando-os com pouca comida por causa das pessoas que sentiam medo por viverem alí que tinham de ir embora dalí sem olhar para trás, mas Ichabod não quiz e disse à todos que ir embora de uma cidade tão bonita seria horrivel.
- Temos que ajudar essa alma penada achando a cabeça dele por ele e devolvendo ao corpo para ele descansar em paz.
Todo o pessoal da cidade foi ao cemitério, abriram o caixão e lá estava apenas o corpo só faltando a cabeça. Ichabod trouxe a cabeça que estava no adro da igreja enterrada no solo da guerra revolucionária. A noite chegou e à meia-noite nem rajada
nem pesadelos, nada de assombração apareceu à procura de sua cabeça. Ichabod falou à toda cidade:
- A assombração sumiu de nossa cidade rica. Ótima cidade esta ficará.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.
É ele que vai me ajudar à avaliar meu trabalho.
Por isso, sinta-se a vontade para fazer seus comentário sobre tudo por aqui.
Adoro ter você no Jardim.
Volte sempre!