sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Diva

Olá!

Passei no Jardim hoje para deixar para vocês mais outra resenha de livro nacional. Continuando com José de Alencar, hoje o romance é Diva. 



Diva
José de Alencar


Diva é o livro que conta a história de amor de Amaral e Emília (a diva).
Emília é a filha mimada de um rico capitalista do Rio de Janeiro em busca de um romance que não fosse apenas por interesse em seu dinheiro. Amaral, um jovem médico devotado a sua profissão.
A história é contada por Amaral, que escreveu em forma de carta para seu amigo Paulo (isso mesmo, o Paulo do romance Lucíola).
Amaral conheceu Emília quando ela ainda era uma menina, tinha 14 anos na época, e estava gravemente doente. Ela estava relutante para ser atendida por ele, mas sua doença se agravou não deixando outra escolha. O jovem médico dedicou-se inteiramente para salvar a vida de Emília. Terminado o tratamento,  Sr. Duarte, pai de Mila, queria recompensá-lo mas ele recusou. 
Amaral apaixonou-se por Emília, que lhe tratava com o maior desprezo e frieza possíveis. O jovem sofria ao vê-la dançar com outros homens nos bailes em que eles frequentavam. Emília ,de personalidade forte, era insubmissa e pensava que Amaral tinha apenas interesse em sua riqueza e também tinha medo de abrir mão de sua vida por um amor
"Meu coração diz-me que eu o estimo tanto como a meu pai; que o senhor ocupa uma grande parte da minha vida; que sua lembrança gravou-se e não se apagará mais nunca em meu pensamento; que as horas que passo a seu lado são as mais doces para mim; que nenhuma voz toca mais suavemente as cordas de minha alma. Eis o que me diz o meu coração; mas ele não diz que pelo senhor eu sacrificaria tudo, as considerações do mundo, minha família, as minhas afeições e os meus sentimentos; ele não diz que o senhor bastaria à minha vida, e a encheria tanto, que não houvesse mais lugar nela para outro pensamento e outro desejo. Não diz isto; logo eu não o amo!..."

Confesso que eu fiquei com pena o pobrezinho do Amaral, do jeito que Emília tratava ele. Ela era muito confusa em seus pensamentos e com isso fazia o moço sofrer.
"—Ao menos diga-me. Posso ainda ter uma esperança? —Eu a tenho!... respondeu-me."

Neste livro temos o famoso "final feliz" em que depois de tantos rodeios a história toda se esclarece e eles acabam ficando juntos e felizes...

"SIM, Augusto, eu te amo!... Já não tenho outra consciência de minha vida. Sei que existo, porque te amo.
Quero guardar-me toda só para ti. Vem, Augusto: eu te espero.
A minha vida terminou; começo agora a viver em ti.
Tua Emília."                                                                        *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.
É ele que vai me ajudar à avaliar meu trabalho.
Por isso, sinta-se a vontade para fazer seus comentário sobre tudo por aqui.
Adoro ter você no Jardim.
Volte sempre!